Informática não tem idade

240 F 58914641 UxAjGJMjAiZ4i4wPzxSi6fIGSgTF6hZR 300x200 - InformatizaçãoSegundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 foi constatado um crescimento na participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. Conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), no século XX, a expectativa de vida era de apenas 40 anos. Ao final deste século, será comum viver até 100 ou 120 anos. No ano 2000, os maiores de 65 anos eram 5% da população e para 2050 esse número vai saltar para 18% dados/IBGE. Com base no Estatuto do idoso implantado no Brasil em 2003 visa ao idoso com 60 anos ou superior direitos como saúde, transporte, educação, cultura, esporte, lazer dentre outros. No item sobre educação no estatuto consta que os mesmos devem ter acesso à educação de qualidade, inclusive da inclusão digital com acesso à computação. Cada vez mais as pessoas idosas estão procurando recursos, apropriando-se de tal a favor de seu próprio benefício, uma vez que a informática ocupa um papel fundamental nessa comunidade global informatizada.

240 F 2189577 yzDayqi6pDjxLqj6yLjbT0Nkc0Nk80 300x200 - InformatizaçãoCom base do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 25% dos idosos usam internet no país. Conforme a pesquisa Cetic, levantada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revela que 73% desses idosos usam com frequência o email, 36% trocam mensagens instantâneas e outros 26% sites de relacionamentos. Pode-se afirmar que a inserção rápida de jovens no mundo informatizado pode ser uma alternativa para sociabilizar os idosos com a tecnologia através das relações inter geracionais. Atualmente, profissionais de diversas áreas buscam oferecer um melhor bem-estar e tornam-se incessantes as buscas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Conforme Neri participante do projeto Inclusão Digital – Informáticapara terceira idade: A tecnologia invadiu as casas, empresas, instituições de todos os tipos, a sociedade como um todo está se tornando informatizada. Os recursos da imprensa, rádio, TV, telefone, fax, vídeo, computador e Internet são disseminadores de culturas, valores e padrões sociais de comportamento. Cada vez mais o ser humano cria dependências pelos recursos eletrônicos, que passam a coexistir no dia a dia de todos. Com isso as mudanças transparecem nas diversas dimensões de viver na sociedade globalizada.

240 F 39332441 WjeGSYF3FxjpjtWSRxjJuxg3bWq0430Q 300x199 - InformatizaçãoPor isso, há uma necessidade em dominar os recursos do computador devido à sociedade ter se tornada informatizada, atingindo todos os âmbitos, e permeando o cotidiano dos indivíduos nas mais variadas faixas etárias. É necessário que viabilizemos através do advento da tecnologia, provendo as pessoas da terceira idade oportunidades para se tornar um aprendiz virtual, fornecendo educação continuada, educação à distância, estimulação mental e bem estar. A tecnologia possibilita ao indivíduo estar mais integrado em uma comunidade eletrônica ampla; coloca-o em contato com parentes e amigos, num ambiente de troca de ideias e informações, aprendendo junto e reduzindo o isolamento por meio da experiência comunitária. Computadores e tecnologias da comunicação oferecem um potencial em evidência para melhorar a qualidade de vida da pessoa da terceira idade, provendo-a com acesso a seus familiares, amigos e ainda informações e serviços externos a sua residência, contribuindo e facilitando a vida das pessoas que têm dificuldade ou dependem de outros para se deslocarem. Logo, o acesso da população idosa na era digital possibilita a manutenção de seus papéis sociais, do exercício de cidadania, a autonomia, o acesso a uma sociedade dinâmica e complexa, mantendo a mente ativa. Nós da HD MÍDIA CENTER, temos plena compreensão sobre estes aspectos, e proporcionamos a você a oportunidade de conhecer os caminhos digitais. Oferecemos cursos profissionais, básicos e avançados, visando um conhecimento pratico de informatica. Entre em contato conosco e agende uma visita. Teremos um grande prazer em atende-lo.